Pesquisar este blog

domingo, 5 de setembro de 2010

Gabarito do Simulado "Os Lusíadas" 1MED1A

Olá, pessoal!
Divulgo o gabarito do simulado dos Lusíadas.

1) A

2)
a) Netuno, Marte e a musa são entidades mitológicas. Cada uma delas faz referência a uma qualidade ou habilidade do povo português. O domínio marítimo dos portugueses é sugerido pela referência a Netuno, deus dos mares. Marte, deus da guerra, indica a potência bélica lusitana. Quem inspira os poetas é a musa. A musa antiga — os poetas da Antigüidade — está dominada pelo valor poético de Camões e dos portugueses.

b) Os versos que se referem explicitamente ao povo português ou a Portugal são: “Que eu canto o peito ilustre Lusitano” e “Que outro valor mais alto se alevanta”. Esses versos indicam que o “peito ilustre Lusitano” é o novo valor que se afirma sobre os valores da Antigüidade.
 
3) D
 
4)
a) O amor do gigante manifesta-se como desejo sensual por Tétis. Ela reage negativamente, e, através de sua recusa, o tema lírico do amor impossível é introduzido no texto épico.


b) O Cabo das Tormentas.
 
5)
a) O vocábulo “Amor”, grafado em maiúscula, refere-se ao deus Amor da mitologia clássica, denominado Eros pelos gregos antigos e Cupido pelos romanos da Antigüidade.

b) Inês de Castro foi amante do príncipe de Portugal, que viria a ser o futuro rei D. Pedro I. Para evitar que o filho se casasse com D. Inês, o rei D. Afonso IV autorizou o assassinato dela por razões políticas. O verso “Tuas aras banhar em sangue humano” significa que o deus Amor exigiu o sacrifício da vida de Inês em seu altar (“ara”). Assim, Vasco da Gama, que narra o episódio de Inês de Castro em Os lusíadas, atribui uma causa transcendental à morte da amante de D. Pedro: no poema épico, essa morte teria sido determinada pelo deus Amor.

6)
a) A obra Os lusíadas foi escrita, aproximadamente, entre 1550 e 1570 e publicada em 1572, coincidindo, do ponto de vista da história da cultura, com o Renascimento. Entre outras coisas, esse período incorpora a consolidação da palavra impressa, as guerras religiosas provocadas pela Reforma Protestante e o apogeu da expansão mercantilista, de que fala a estrofe de Camões. No que se refere aos movimentos estéticos, o estilo camoniano pertence ao Classicismo.


b) No último verso da estrofe, ocorre outra perífrase (recurso que consiste em evitar o termo próprio a partir do uso de outros). Trata-se da expressão “pôr freio nos olhos”, que significa, no caso, evitar o choro, conter as emoções.

7) A

8) D

9) A

10) E

11) C

12) C

13)
a) Camões situa-se, na história literária, no período clássico ou renascentista português, que corresponde ao século XVI (1527-1580).

b) O “santo templo / Que nas praias do mar está assentado” é uma outra referência perifrástica à Torre de Belém.

14) Alternativa C. O eu lírico sugere o desassossego que o sentimento amoroso provoca nele ao ver a mulher a quem ele se dirige.

15) C

Confiram as respostas!
Boa sorte!
Abraço!
Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário